sábado, 21 de setembro de 2013

PERRENGUE EM PARIS


Se o meu feeling para golpes não fosse tão aguçado, esse teria sido um mega perrengue.
Estávamos em Paris, caminhando na Champs-Élysées, bem distraídos, quando ouvidos um barulho de metal no chão.
Instintivamente, paramos. Uma moça com cara de imigrante (Paris tem centenas de imigrantes ilegais), nos mostrava uma aliança e, através de gestos, indagava se era nossa.
Olhamos nossas mãos e fizemos um aceno negativo com a cabeça, pois as nossas alianças estavam no mesmo lugar desde o dia do nosso casamento.


Avenida Champs-Élysées
Ela, também com gestos, nos ofereceu a aliança. Eu, que sou desconfiada ao extremo, ainda mais em terra alheia, fiz menção de continuar minha caminhada.
Meu marido, que tem o coração maior do que a Torre Eiffel, se propôs a ajudar a coitada, ela com certeza havia achado aquela joia e estava precisando de dinheiro. E pegou a aliança.
- Por que ela não vende no mercado negro? Indaguei, usando um pouco da razão.
-Ela parece ser imigrante ilegal, e qualquer passo em falso ela é deportada! Respondeu ele.
E continuou:
- Me dá tudo o que você tem na sua carteira. Essa aliança é pesada e deve valer muito.
Aí eu rodei a baiana. Em plena Champs-Élysées. Barraco chique:
- Como é? Tudo o que eu tenho? Nem pensar!
A pobre imigrante esperava pacientemente, assistindo a discussão de camarote. Ela só mudou a feição quando eu, ao invés de pegar minha carteira, peguei minha bolsinha de moedas.
Notei que ela quis me fuzilar.
Entreguei uma moeda de dois euros. Ela enlouqueceu. Começou a falar sei lá qual idioma.
Eu, quando quero brigar, falo, em qualquer lugar do mundo, um português bem explicado. Isso surte um efeito incrível.
Pois bem. Neste caso não foi diferente. Expliquei que não estava interessada na aliança e que ela escolhesse a moeda ou o anel. Em um português de invejar Camões.
Ela pegou a moeda e sumiu.
Trouxemos a aliança para o Brasil. Chegando aqui, pedimos para um ourives de confiança “tocar” a peça, para saber se era ouro mesmo.
Resultado: Com o ácido jogado pelo ourives, o anel sumiu tão rápido quanto a imigrante.
E eu fiquei no prejuízo de 2 euros.
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...